GOTIPUA
Um evento extremamente importante para a evolução da dança Odissi foi o estabelecimento do sistema Gotipua, onde meninos eram instruídos pelos Rajgurus na dança e canto das Mahari. Algumas evidências indicam que o sistema Gotipua teve sua origem no reino de Pratapa Rudradeva (séc.XIV e XV) e ganhou popularidade no período de invasão muçulmana devido à rigidez do sistema Purdha, que mantinha as mulheres reclusas.
Esse era o cenário perfeito para o movimento neo-Vaishnava que ganhava força no estado de Orissa. Muito provavelmente os Vaishnavas encorajaram a adoração ao deus Vishnu, de acordo com o culto Sakhi Bhava, e introduziram o costume das danças dos templos apresentadas por meninos vestidos como meninas e não por mulheres, como era o costume. Nesse contexto, tanto a dança quanto a música do estilo Odissi se tornaram o veículo ideal para a disseminação da poesia devocional que
refletia a reforma do culto Vaishnava. Uma das grandes contribuições da tradição Gotipua foi a visibilidade que as canções devocionais à Radha e Krishna obtiveram em todo o estado de Orissa.
A dança dos Gotipuas é sem dúvida alguma a precursora da atual forma da dança Odissi, e mantém sua própria identidade no perfil das artes perfomáticas de Orissa. Ainda é possível encontrar dançarinos Gotipuas em remotas vilas no interior de Orissa. Muitos dos atuais gurus do estilo Odissi foram em sua juventude dançarinos Gotipuas.
TEMPLOS